segunda-feira, 30 de agosto de 2010

.ATIVIDADE 3.6
INCREMENTANDO O PLANEJAMENTO
CUSISTAS: Claudia Miranda Martins
Marly da Cruz Teixeira

ESTRUTUR A CURRICULAR:
MODALIDADE/NIVEL DE ENSINO
ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL

COMPONENTE CURRICULAR
GEOGRAFIA

TEMA: SOBREVOANDO AS PAISAGENS TERRESTRES

DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com estas aulas.
● Saber localizar o seu bairro e a sua rua no mapa da cidade.
●Saber localizar a sua cidade, no Estado, no País e no mundo.
●Identificar o relevo e a hidrografia da cidade, Estado e País.
●Identificar as cidades vizinhas, suas diferenças e semelhanças.
●Saber localizar os oceanos que banham o Brasil
●Identificar as metrópoles e estudar as ações do homem nesses ambientes.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
5 AULAS DE 50 MINUTOS

CONHECIMENTOS PREVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO,
● REALIDADE: DESCREVER E DESENHAR O CAMINHO QUE FAZEM DA ESCOLA À CASA ONDE MORAM.




ATIVIDADE 1
APRESENTAR O TEXTO ABAIXO PARA OS ALUNOS






REFERÊNCIA DO TEXTO: ALMEIDA, Ros 6angela Doin de Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2002.
Após estudo do texto, sair com os alunos para dar um passeio pela cidade. Em dupla , cada aluno fará um desenho e um relatório do bairro e da rua de seu colega.
Em sala de aula, cada um apresentará para turma o que achou do bairro e da rua do colega: relevo, tipos de casa, indústrias, transportes, pavimentação, quantidade de casas, lojas, supermercado, áreas verdes, rios, ribeirões, etc.
Distribuir o mapa do município e deixar que cada um localize o seu bairro e a sua rua.
ATIVIDADE 2
Mostrar o mapa do continente americano e pedir que os alunos localizem, o seu País, Estado e a sua cidade.
Após a localização, lançar a pergunta, onde se encontra o continente americano e demais.
Em seguida apresentar o planisfério e deixar que explorem bem. Terminar a aula deixando uma pergunta: Será que podemos usar outros recursos para estudar o planeta Terra?
( foto do plnisferio e fonte)




ATIVIDADE 3
Ver a resposta dos alunos( o professor deverá ter em mãos livros, revistas, jornais), mostrando que há vários meios de estudar o planeta Terra.
Após comentários, levar os alunos até o laboratório de informática e apresentar-lhes um outro recurso utilizado para estudar e conhecer a superfície terrestre. Apresentar o Google Earth, deixar que os alunos o baixem e o explorem.

Fonte

ATIVIDADE 4
Organizar a turma em grupos. Cada grupo deverá localizar no Google Eart,os seguintes locais:
1° grupo: continente americano, destacando no Brasil, o relevo , a hidrografia e vegetação
2° grupo: o seu Estado: relevo, hidrografia e vegetação
3° grupo: as maiores metrópoles do país e a ação humana nesses lugares
4° grupo: localizará o seu município: extensão , áreas verdes, centro urbano e zona rural, vegetação, relevo e hidrografia.

ATIVIDADE 5
AVALIATIVA
Cada grupo apresentará o seu trabalho, usando o computador e o projetor de slides, mostrando aos demais colegas o seu trabalho. Cada grupo entregará um relatório para a professora descrevendo o que foi pedido.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
VESSENTINI, José William. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo:Ática,1998
PAGANELLI, Tomoko I. Para a construção do espaço geográfico na criança.In:Terra LIVRE,n.2.São Paulo, julho/1987.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário