segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ATIVIDADE 3.7
CURSISTA: Cláudia Miranda Martins e Marly da Cruz Teixeira
EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO

A atividade foi trabalhada com os alunos do 5º Ano da Escola Municipal “Antônio Carlos”. A parte inicial, onde começamos a trabalhar de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos, foi bem simples e o envolvimento deles bem satisfatório.
Depois de toda explicação e exploração de globos terrestres, planisférios e mapas, fomos para o laboratório de informática.
Não encontramos muitas dificuldades, pois uma grande maioria dos alunos já sabia trabalhar com o computador. Com os alunos que tinham mais dificuldades foi feito um trabalho mais individual.
Quando falamos que através do programa que íamos trabalhar eles iam poder localizar a rua , o bairro e a casa de cada um, todos ficaram ansiosos e deram um pouco de trabalho, percebi impaciência entre eles, até mesmo algumas discussões, pois todos queriam, ao mesmo tempo localizar a sua casa.
A segunda aula foi mais tranqüila, os alunos que não tinham conseguido localizar o bairro e as suas casas na primeira aula o fizeram nesta. Após concluir o final da primeira etapa da atividade, convidei a todos a fazer um passeio virtual no litoral do sudeste, os alunos procuraram as cidades que eles já conheciam, foi interessante, os alunos ficaram deslumbrados com as imagens que viram.
O grupo de alunos que não sabiam manusear bem o mouse deu um pouco mais de trabalho, então fizemos um horário especial para eles ( extra-turno), eles estão caminhando com dificuldades, mas temos certeza de que conseguirão trabalhar com as atividades propostas.
A terceira atividade proposta foi conhecer a Floresta Amazônica, os alunos que tinham mais domínio com o computador começaram a discriminar os alunos mais lentos, não deixando que os mesmos também realizassem a atividade, tivemos que parar um pouco com o trabalho e perdemos alguns minutos tentando resolver o problema. Tivemos que colocar os que tinham mais domínio juntos e os outros formaram um outro grupo, onde demos mais assistência, no final ficou tudo resolvido e todos saíram satisfeitos.
De todo o trabalho o que mais me alegrou foi quando, passando pelo tele centro usado pela Assistência Social , vi os três alunos que tinham mais dificuldades usando o computador e o programa Google Earth. Entrei na sala e parabenizei- os pelo interesse.
Os demais alunos- os que têm computador e internet em casa- todos os dias quando chegavam na escola faziam comentários sobre as suas descobertas.
Ficamos muito satisfeitas com o resultado dos trabalhos, percebemos que os alunos aprenderam muito sobre os continentes e suas especificidades, o interessante, é que como os alunos têm mais tempo para ficarem à frente do computador, eles descobriram coisas que nós professoras não havíamos descoberto. Aprendemos juntos, isso foi gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário